quinta-feira, 19 de janeiro de 2012






LUZEIRO DA FLORESTA
RETIRO - CURA PELAS PLANTAS


Esse retiro consiste em um processo de introspecção e profundo mergulho dentro de nosso ser.
É criado um espaço de forma bastante simples para que se tenha contato pleno com a natureza selvagem, cortando toda e qualquer referência com nosso padrão e sistema da nossa vida cotidiana .
Os participantes “se hospedam” isoladamente em simples cabanas de madeira na montanha, sendo assessorados esporadicamente somente pelo facilitador. O encontro com o grupo invariavelmente acontece nas atividades como: sauna com ervas, aplicação do kambô e cerimônias com ayahuasca.
A importância de permanecer isolado na mata é fundamental, pois ali o participante estará identificando seus bloqueios e estudando de forma sensível seus passos no processo de uma profunda cura.
As cabanas são simples, mas oferecem o necessário como: cama, rede, mosqueteiro, água potável. Os banheiros são externos - água fria.

É determinado um regime na alimentação trabalhando com poucas variedades no cardápio, cortando radicalmente o sal, açúcar, química e qualquer estimulante e temperos.

A dieta basicamente consiste em:
Arroz integral ou quinoa
Batata cozida ou inhame
Proteínas
Alguns poucos legumes

INÍCIO

Ao ingressar na vivência, são feitas as purgas ( plantas tomadas para limpar como tabaco / Ywar panga ) retirando situações mais densas nos setores físicos e energéticos para que se ingresse na vivência mais limpo, mais leve. Além de limparem, ajudam também a cessar expectativas, ansiedade, forças dissimuladas no pensamento.

PLANTAS PARA DIETAR

São tomadas diariamente plantas professoras que limpam, sensibilizam, fortalecem, clareiam, criando dessa forma um espaço para depuração física e energética eliminando formas densas e não metabolizadas que muitas vezes prejudicam o acesso a frequências e camadas mais sutis das quais facilitam o contato com nosso mestre interior.

Algumas plantas que se dieta podem causar algum incomodo físico como diarreia, sonolência, formigamento, vômitos, mas nada tão importante para que se interrompa a vivência.

APRENDIZADO GERAL

Neste sentido, não se atribui seus efeitos a um único agente, pois existem condições favoráveis como o espaço físico em contato com a natureza, o ritual dedicado para este fim, o isolamento, a ausência de atividades física, a dieta, as sessões com Ayahuasca e as plantas que são consagradas diariamente. Esses são caminhos que se abrem para que o participante tenha a oportunidade de reconhecer aspectos bastante profundos dentro de si, sintonizados pela força e revigorização da floresta.
Para alguns, é uma iniciação que alcança patamares bastante expressivos no entendimento de si e do mundo, para outros é a pura reconexão de algo que já existe dentro de cada um de nós deixados pelos nossos ancestrais, mas que se perdeu no decorrer dos séculos.

O QUE LEVAR

* Lanterna
* Capa de chuva
* Camiseta ( de preferencia manga comprida devido aos insetos )
* Roupa de frio, agasalhos
* Maiô, biquíni, sunga para sauna e banhos no riacho
* 1 Squeeze ( garrafinha de água )- para as sessões
* Bota cano alto ou tipo galocha
* Roupa de cama: lençol / cobertor / manta / fronha / travesseiro
* Bloco de anotações, caneta/lápis
* Sabonete Natural

O QUE NÃO LEVAR

* Qualquer tipo de aparelho sonoro/eletrônico ( mp3, notebook, Ipod, tablet... )
* Qualquer tipo de livro ou entretenimento como: palavras cruzadas, quebra cabeça...
* Celulares
* Perfumes, desodorantes, shampoos, repelentes...

“É necessário que se desapegue dos habituais ingredientes de dispersão, sedativos ou qualquer tipo de amortizador que muitas vezes impedem ou desviam o contato natural das sutis frequências e forças. É importante que se reaviva a natural comunicação que temos com uma das maiores preciosidades do nosso planeta: A floresta”

LOCAL: Miracatu - Vale do Ribeira - SP

 PRÓXIMA SAÍDA

De 02 a 07 de julho 2021

VALORES E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

 ** R$ 1.640,00 a vista ou
**  em até 3x no cartão ( sem juros ) ou
** em até 10x no cartão ( juros do pagseguro )
**  4x no cheque ( sem juros ) ou
** depósito bancário programado


 FACILITADOR:
Renato Sarreto
Valéria Bellezzo

Contato:
espacoluzeiro@espacoluzeiro.com.br

Tel: (11) 5599-3496
Cel: 97361-8524 ( Vivo )
Espaço Luzeiro - Renato / Valéria


 PROGRAMAÇÃO

1º DIA - CHEGADA  ÀS 13HS

alimentação de boas vindas
Acomodação nos Tambos ( Cabanas )

Noite:
Abertura oficial do retiro 
Purga de tabaco

2º DIA

manhã - Toma de plantas
noite - Sessão com Ayahuasca

3º DIA

manhã - Toma de plantas
noite - Aplicação da compressa de tabaco / roda de rapé / sananga

4º DIA

manhã - Toma de plantas
noite - Sessão com Ayahuasca

5º DIA

manhã - Toma de plantas 
noite - sauna, hidromassagem  e banho com ervas

6º DIA

manhã - Ayahuasca individual nos tambos
12hs - corte da dieta - fechamento do retiro - partilha
Almoço 
retorno para São Paulo após às 16hs



30 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES

    "Sem duvida nenhuma foi uma das maiores experiencias de minha vida. Por todo carinho e atencao dos grandes Renato e Valeria; foram perfeitos. Seus conhecimentos permitem a conducao de um trabalho dese porte, dificil e profundo, em plena seguranca. Pelo grupo maravilhoso ao qual me juntei! :) E obviamente pela consagracao de todas as medicinas, sempre com o devido cuidado e respeito que elas exigem. Meus mais sinceros agradecimentos SEMPRE! E que venham mais Retiros! :)" Grande Abraco e Muita Paz
    Rafael da Silva Maia

    ResponderExcluir
  3. O Retiro é o momento em que me permito me encontrar comigo mesma de uma forma mais profunda e delicada. É o momento em que consigo realizar muitos rearranjos internos para assim me sentir mais fortalecida. Onde os diálogos internos silenciam para que eu possa assim ouvir a voz do coração. Tenho muito respeito pelas plantas maestras e considero o retiro um lugar ideal para comungar dos seus ensinamentos. As cabanas, a mata atlântica e os cuidadores oferecem o aconchego delicado e necessário para percorremos essa jornada!

    Juliana Cortez

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Diria que é quase impossível escrever sobre a minha experiência usando apenas 4 linhas. Poderia escrever um relato completo e certamente seriam utilizadas muitas linhas! "Ao receber o convite para o Retiro Luzeiro da Floresta, imediatamente meu coração aceitou. Por mais que eu pensasse e tivesse medos e receios, meu coração já havia decidido. Ao chegar, me senti abraçado pela Floresta. Ao adentrar, senti que mergulhava em mim mesmo. Ao sair, me senti novo e pronto para recomeçar. Até hoje sinto os efeitos maravilhosos que o Retiro me proporcionou. Fui recebido, abraçado e abençoado. Ajudei e fui ajudado. Simplesmente uma experiencia para vida!"

    Ezequiel Jorge

    ResponderExcluir
  5. Nunca comi tão bem na vida pois, mesmo sem sal, tudo é maravilhoso Não tem mosquito dentro do tambo, isso é fundamental Aprofundamento de nosso ser - ayahuasca vale por anos de terapia. O tratamento é sete estrelas. Renato e Valéria - nunca vou me esquecer.

    JULIO MAKDISSE SAITO

    ResponderExcluir
  6. Experiencia Verdadeira, Poderosa!
    Desintoxicação, limpeza profunda em todas os corpos.
    Rituais fortes alimentados pela experiência do Renato e atenção e cuidados da Valéria, cheios de hinos e ícaros.
    Alimentação e isolamento adequados para um aprofundamento dentro de si, curando no mais profundo da alma.
    Gratidão sempre, por essa experiência q me cura, me traz clareza, verdades sobre mim mesma, animo, entusiasmo,para continuar nesta jornada de vida.
    Gratidão Valéria e Renato pela integridade, pelo carinho com q somos recebidos durante todo o retiro!
    DELíCIA!

    Ruth Memran

    ResponderExcluir
  7. Queridos Renato e Valéria!!

    É com grande prazer que envio o meu depoimento sobre o Retiro Medicina da Floresta.

    'Participar do Retiro Medicina da Floresta significou para mim um profundo mergulho dentro de meu ser. Consegui identificar determinados comportamentos que já não eram mais compatíveis com a pessoa que eu ansiava ser. Percebi que o meu apego a certos padrões de pensamento conduzia-me ao sofrimento, na medida que eram incompatíveis com a nova vida que eu ansiava. Esta compreensão me libertou de muitas angústias e, por este motivo, considero este Retiro como um marco em minha vida. Agradeço imensamente. Tatiana'

    Grande abraço, queridos amigos! Que Deus ilumine sempre os caminhos de vocês, para que tenham forças e a clareza de pensamento necessários à condução deste maravilhoso trabalho.

    Tatiana Melo

    ResponderExcluir
  8. O Retiro Luzeiro na Floresta me transformou e me fez entrar em contato mais íntimo de minha essência, a experiência do isolamento por completo me fez enxergar a grandiosidade da minha existência e da força interna que possuo. Aprender a se auto suportar e a se amar foram virtudes adquiridas durante este processo! Recomendo este desafio àqueles que estão em busca do auto conhecimento, que queiram se libertar das amarras impostas pela sociedade e que estejam dispostas a se abrir para o novo!

    Bjs&Abs,

    Claudio De Matos

    ResponderExcluir
  9. Renato/Valéria  segue meu depoimento sobre o retiro que fizemos ano passado.

    O retiro significou para mim em primeiro lugar, a capacidade de enfrentar minhas questões pessoais, ampliar meu olhar e fazer uma imersão interna. Escolhi cuidar de mim e me conectar com a natureza e os rituais sagrados do xamanismo.

    O retiro na floresta me surpreendeu muito, primeiro pela acolhida, a organização, a dieta que fortalece o corpo e limpa o organismo, o carinho e o preparo espiritual para utilizar as medicinas da floresta.
    O respeito pelo limite de cada um, zelando pela nossa segurança e cuidando do nosso bem estar trazendo conforto, palavras e cantos sagrados que renovaram a alma e o coração.

    Esse período de 7 dias significou o início de um caminho pessoal na identificação de um novo propósito de vida. O silencio, o ouvir a natureza e o que ela nos traz, alimenta a alma, dá consistência ao que queremos alcançar e nos faz resignificar alguns comportamentos e decisões vistas sob uma outra ótica.

    Os conhecimentos aprendidos, as lições vividas e as experiências pelas quais passei foram inesquecíveis e pretendo repeti-las.

    Indico à todos que queiram fazer esta viagem ao seu interior, para se libertarem de conteúdos que nem imaginam existir e estão guardados, sugando sua energia e vitalidade. Aprender com o silencio, observar a natureza e experimentar as medicinas, trará de volta a essência, um coração revitalizado, emoções profundas e mais humanizadas.

    Clair Vieira de Moraes

    ResponderExcluir
  10. "Esse retiro me permitiu adentrar e vivenciar um tempo totalmente a parte da rotina do meu dia a dia. Isso tornou possível eu ter acesso novamente a partes minhas totalmente negligenciadas e esquecidas. O que num primeiro momento me pareceu um desafio enorme, com o passar do tempo e da minha entrega foram se transformando em conforto e em profundo mergulho dentro do meu ser. A condução impecável e muito amorosa do Renato e os cuidados e acolhimento da Valéria, me permitiram transitar em lugares importantes para o meu entendimento. Intenso, profundo e muito gratificante"

    ResponderExcluir
  11. Olá queridos. Gostaria de saber se esse ano terá retiro.
    Aguardo contato.
    Luz
    Nandasilvav@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernandfa td bem ? nossas próximas datas para 2016:
      Setembro de 18 a 24
      Novembro: de 12 a 18

      Att
      Renato

      Excluir
    2. Olá Fernanda...estamos fechando o nosso último retiro do ano com início dia 12 de novembro.
      Fico a disposição para q.q. dúvida
      Abs
      Renato

      Excluir
  12. Olá queridos. Gostaria de saber se esse ano terá retiro.
    Aguardo contato.
    Luz
    Nandasilvav@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Deize Pereira

    Renato e Valéria queridos. Em primeiro lugar gratidão por tudo que no retiro vivenciei. Gratidão pela seriedade do trabalho, pela acolhida, pela amorosidade que vocês têm. Gratidão também a Patricia e ao Vitor por me mostrarem um caminho de ricas possibilidades interiores. Gratidão aos companheiros dessa viagem: Fábio, Magda e Leandro. Quando resolvi ir para o retiro não sabia exatamente o que era e nem o que vivenciaria, e em vários momentos antes senti vontade de desistir. Sentia um certo medo de ir. No entanto, apesar dessa vontade, a coragem para a desistência me faltava, pois a Patricia acreditava em mim e eu não poderia decepcioná-la. No dia marcado fiz minha mochila e nela coloquei também meus medos. Foi uma semana intensa, de experiências riquíssimas, de se sentir acolhida, amada, aceita. Sem julgamentos. Convivi com minha solidão, com meus medos, com a natureza que a cada momento mostrava sua sabedoria. Dentro de meu trajeto de busca, essa foi a experiência mais profunda. Um divisor de águas. Enfrentei sombras, dores profundas soterradas em algum lugar de meu ser. Senti-me curada. E sei que realmente uma cura aconteceu. Um nó foi desfeito, e vocês foram testemunhas, companheiros e catalisadores dessa cura. Escrevendo aqui, revejo minha experiência e sinto saudade de cada momento: o estar só no tambo, o encontro comigo mesmo, a sua chegada carinhosa pela manhã perguntando se estava bem, a chegada amorosa da Valéria com a refeição, o encontro silencioso a beira do riacho, o encontro à noite, o amanhecer com o canto dos pássaros, o anoitecer com o estrilar dos grilos, a percepção dos sons variados da natureza, a quietude da mata em determinados momentos. Que vocês continuem proporcionando aos buscadores, experiências que os conduzam a cura. Meu respeito por voc^s e pelo que realizam. Com carinho, Deize.

    ResponderExcluir
  14. O retiro na floresta foi um momento de autoconhecimento profundo. A forma que é conduzido pelos facilitadores,a segurança que sentimos diante da natureza que nos traz tantas curas e ensinamentos. Os rituais foram realmente muito sagrados e especiais. A maneira simples, pura e natural que o Renato conduz a cerimônia é realmente algo divino, a gentileza e amorosidade da Valéria com a alimentação e auxilio no decorrer dos dias me trouxe muita força. Gostaria de agradecer aos meus companheiros de jornada (Deize, Magda e Fábio) pela troca, força e união de todos os dias, a natureza e a todos os seres que nos protegerão nessa jornada. Gratidão profundamente ao Renato e Valéria pela oportunidade dessa experiência, que com certeza irei realizá-la mais vezes.Abraços. _/\_

    Leandro Almeida

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Esse retiro superou todas as minhas expectativas.
    Meu animal de poder se apresentou, um magnífico Beijalor, que se manifestou em mim e juntos colorimos belíssimas paisagens. Recebi a visita do padrinho Sebastião e a manifestação de um Índio que trouxe muita força de cura para o salão, recebi as falanges do Oriente e fui contemplado pela iluminação de Buda, tive a grande honra de conhecer meu eu Superior, isso sem contar todos os ensinamentos e sabedoria compartilhados por Todos, em especial quero agradecer ao Renato e à Valéria por todo amor, carinho, sutileza e pelo primor com que cuidaram de nós, pelas comidas tão saborosas e pelas sagradas medicinas que foram consagadas ao longo desses dias. Com certeza esse trabalho irá reverberar para o resto de nossas vidas, eterna gratidão meus amigos.

    Ahow!!!!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Todo o meu carinho ao Renato e a Valéria pelos momentos preciosos que passamos juntos.
    Com total confiança pude me entregar à curas muito profundas e vencer temores que antes achava impossíveis de serem vencidos.
    Novos horizontes se abriram em minha vida e uma alegria inexplicável brotou no meu coração.
    Obrigado ao Fabrício, Fernando, Lívia e Gisela pela compania nesse momento tão especial.
    Grato à Valéria pelas comidinhas preparadas com muito carinho e pelas conversas que foram importantíssimas durante os meus processos.
    Quanto ao Renato, se eu falasse da sutileza e simplicidade na guiança, das conversas esclarecedoras, da humildade que emana de seu coração, dos conhecimentos que ele detém e compartilha com amor e da paciência e camaradagem com todos nós, não seriam palavras eloquentes o suficiente para descrever tudo o que senti e recebi. Então eu me limito apenas a agradecer, agradecer e agradecer.
    Sigo com a proteção divina, luz no caminho e muito amor no coração. Buscando manter a chama acesa e a firmeza no intento.
    Ahow!

    ResponderExcluir
  20. Gisela Sirgado

    Consagrar, diariamente, as Medicinas da Floresta, no meio da Mata Atlântica, é uma experiência única. Principalmente, com a atenta e competente condução do Renato e da Valéria.

    A tranquilidade da natureza e a contemplação de sua beleza, levam a mente a um estado de quietude e equilíbrio que permite o trabalho das medicinas num nível fantástico.
    O acesso ao inconsciente é muito profundo. A compreensão dos processos é extremamente lúcida e reveladora.

    As curas são, literalmente, sobrenaturais...
    A transformação acontece... e é forte e precisa.
    É inacreditável.
    Tudo de forma pacífica, benevolente...

    E assim entrei em uma camada mais profunda do meu Ser.
    O Amor expandiu no meu coração em mil cores e frequências.
    E a minha alma ... bem... só quem consagra que vai entender...rs
    Profunda gratidão a TODOS.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Sou Daniela.
    Tenho interesse em fazer o retiro, porem não tenho disponibilidade para o inicio de julho. Vocês já tem outras datas previstas? Preciso saber com certa antecedencia para conciliar com ferias do trabalho.
    danifrancorjbr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Dani, estamos abrindo nova data para setembro - de 23 a 29 - Primavera.
      Caso tenha interesse, por gentileza entrar em contato pelo facebook Espaço Luzeiro - https://www.facebook.com/EspacoLuzeiro/
      ou por e-mail: espacoluzeiro@espacoluzeiro.com.br

      estaremos a disposição
      Att
      Renato

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá Dani, estamos abrindo nova data do Retiro para 20 a 26 de janeiro de 2018
      Att
      Espaço Luzeiro

      Excluir
  22. Um lugar magico, que realmente cumpre com prometido,um lugar que me trouxe esperança, recomendo a todos , levarei por toda a vida o aprendizado e a amizade que la eu pude sentir,gratidao, renato um ser de uma energia maravilhosa com seus canticos, valeria com seu carinho e vibraçao positiva que contagia grandemente,

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Mila Pinheiro

    "- Eu: Quando me casar, vou colocar a aliança em mim mesma. Acabei de me dar conta que o meu compromisso não é sobre ser uma boa esposa 'pro meu marido', ser uma boa mãe 'pro meu filho'... o maior compromisso é comigo mesma!
    Uma pausa...
    - Eu de novo: Pqp, f@!
    - Um outro eu: Mas porque?
    - Eu: Porque isso é difícil! Assumir esse compromisso exige muita coragem....num vou dar conta, num tenho essa força..
    - Um outro eu: Tá tudo aí...."
    Esse diálogo comigo mesma veio na Força da Medicina. Ela, com carinho, resgatando a minha natureza de abundância, de prosperidade, de poder para ser aquilo que quero ser, essa versão de mim q já não sofre mais com os meus medos. Apos 1 semana de um trabalho de muita força de 7 dias na Floresta com as Medicinas Sagradas conduzido com amor e acolhimento pelo casal Renato Sarreto e Valeria Oliveira Bellezzo, sinto que tá tudo aqui sim. Tenho a vontade de dizer sim para escolhas que me amedrontam e a coragem para ir além e perceber que elas não têm poder sobre mim. Não me paralisam. Eu sou a única que posso me tirar do lugar aonde eu mesma pude entrar. Deixo para trás tudo que me corta e encontro tudo que me conecta a minha essência sublime de amor por mim, pela vida, pela Natureza, pelo Cosmos. Aho Grande Espírito! Aho Grande Mãe! Meu amor, minha reverência, minha profunda gratidão por regar e nutrir esse terreno fértil que habita em mim.

    ResponderExcluir